As Coreias são distúrbios caracterizados por movimentos bruscos, imprevisíveis, involuntários e ondulantes. Eles costumam ser fluidos, se espalhando de um membro do corpo para outros em crises de curta duração. O termo “Coreia”, inclusive, se origina da palavra grega “Choreia”, que significa dança – ação lembrada pelo distúrbio.

Quando os movimentos aparecem, as ações voluntárias são interrompidas ou alteradas. As Coreias têm diferentes níveis de intensidade e podem ser hereditárias ou adquiridas, podendo estar associadas também a outros distúrbios e doenças.

A coreia costuma afetar as mãos, os ombros, o pescoço, o tronco e o rosto.

Quais são os principais tipos de Coreias?

As Coreias podem estar relacionadas a doenças genéticas, como a Doença de Huntington, ou a quadros autoimunes, traumas, abuso de certas drogas, infecções e alterações metabólicas.

Elas são divididas em dois grupos principais:

  • Coreias primárias, que podem ser hereditárias ou idiopáticas (com causas desconhecidas). Elas costumam afetar os dois lados do corpo e, quando aparecem em adultos, podem ser relacionadas à Doença de Huntington. No crianças, pode ser secundário a um processo infeccioso, como na Coreia de Sydenham, ou ser algum processo autoimune.
  • Coreias secundárias, que são adquiridas em algum momento da vida e costumam ser mais assimétricas. Elas geralmente estar ligadas a questões estruturais, metabólicas, infecciosas e medicamentosas.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento das Coreias?

Para realizar o diagnóstico, o neurologista deve avaliar os movimentos do paciente. Ele pode solicitar que o indivíduo fique de pé, levante os braços ou tente manter a língua para fora, por exemplo, além de observar os movimentos oculares. São considerados o histórico médico e familiar e as características individuais, psiquiátricas e cognitivas.

Podem ser solicitados exames e o tratamento dependerá da origem da situação. Se estiver associada a outra doença, aparecendo apenas como um sintoma, o objetivo central será cuidar desse outro problema, com medidas que amenizem as manifestações coreicas.