Você sabe quais são os distúrbios do movimento?

Saiba mais sobre os distúrbios do movimento, como Parkinson, distonia e tremor essencial. Confira!

Os Distúrbios do Movimento são um grupo de problemas neurológicos caracterizados por movimentos involuntários que podem ocorrer de maneira contínua ou episódica. Os mais comuns são:

  1. Doença de Parkinson: a condição está associada à redução progressiva dos neurônios que produzem a dopamina, neurotransmissor que atua nos movimentos do corpo. Rigidez muscular, movimento lento e tremores são seus sintomas clássicos.
  2. Tremor essencial: caracterizado por movimentos oscilatórios ritmados, que ocorrem quando a pessoa realiza determinados movimentos. Podem ocorrer em diversas partes do corpo, mas são mais comuns nas mãos.
  3. Distonia: gera contrações musculares involuntárias e repetidas, provocando torções de longa duração que levam a posturas anormais e dolorosas.
  4. Coreia de Huntington: afeta o sistema nervoso, em que alguns neurônios degeneram, levando à morte das células nervosas. Condições genéticas, doenças autoimunes, distúrbios metabólicos, infecções e medicações podem causar coreia. É marcada por movimentos ondulantes e erráticos que migram de um membro para outro.
  5. Tiques e Síndrome de Tourette: esses distúrbios se manifestam por movimentos estereotipados, como piscar, balançar a cabeça ou membros, franzir a testa ou outros músculos da face. Existem também tiques vocais e, nos casos mais graves, pode ocorrer o uso involuntário de palavras, frases e gestos.

Trata sua doença neurológica na Clínica DM Plus!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.