Quando começam os sintomas de Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo, comportamento são comprometidas de forma lenta e progressiva levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades de vida diária.
Estima-se que cerca de 1,2 milhão de brasileiros sofram de Alzheimer e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. A doença acomete principalmente pessoas entre 60 e 90 anos, podendo aparecer antes e também depois desta faixa de idade, com menor frequência.
No início do Alzheimer, as memórias de longo prazo se mantêm intactas enquanto que as de curto prazo se tornam imprecisas. O indivíduo pode esquecer conversas que teve, repetir questões que já foram respondidas. A patologia prejudica ainda a fala, então pacientes devem lutar para lembrar palavras comuns.
A pessoa ainda é independente, pode dirigir, trabalhar ou realizar atividades sociais. Apesar disso, apresenta lapsos de memória, como esquecer a localização de objetos. Familiares e amigos próximos notam mudanças, como:
- Dificuldade para lembrar de fatos recentes, compromissos ou dar recados.
- Desafios na execução de tarefas em ambientes sociais ou de trabalho.
- Esquecimento de algo que acabou de ler.
- Problemas com planejamento ou organização das finanças ou de outras atividades lógicas.
Cuide de sua saúde neurológica! Agende uma consulta com os especialistas da Clínica DM Plus.