Quando a dor de cabeça pode ser perigosa?

A dor de cabeça é um incômodo muito frequente na vida das pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 70% da população é atingida por essa dor em algum momento da vida. Mesmo que na maioria das vezes seja algo rápido e passageiro, as dores na região podem ser um sinal de alerta para uma doença muito mais complexa.

O termo cefaleia é utilizado na medicina para se referir às dores de cabeça como um sintoma. As cefaleias são divididas em dois grupos: primária e secundária.

dor de cabeça pode ser perigosa

A cefaleia é considerada primária quando ela é o único ou o principal sinal do paciente, como enxaqueca, cefaleia tensional e cefaleia em salvas.

Existem também as cefaleias secundárias, que são as dores que ocorrem como sintoma de outra doença pré-existente. Podem ocorrer em consequência de enfermidades graves, como tumores cerebrais, AVC hemorrágico ou aneurisma cerebral. Ou ainda ter origem em uma meningite fúngica, trombose ou trauma.

Em idosos, que são mais frágeis, não é preciso grandes traumas para ter hematomas, que podem vir acompanhados inclusive por uma confusão mental e trazer a falsa suspeita de Alzheimer.

A dor de cabeça mudou de característica? Está mais intensa, mais frequente? Então, procure um neurologista imediatamente. A realização de exames neurológicos são as melhores medidas de prevenção para uma doença mais grave.

Cuide bem de sua saúde! Agende uma consulta com um dos especialistas da Clínica DM Plus!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.