Opções eficazes de tratamento para cefaleia em salvas

As Cefaleias em Salvas são dores de cabeça extremamente intensas que ocorrem em salvas. Você experimenta ciclos de ataques de dor de cabeça, seguidos por períodos sem dor de cabeça.

A frequência das suas dores de cabeça durante esses ciclos pode variar de uma dor de cabeça em dias alternados a várias dores de cabeça por dia. A dor causada por cefaleias em salvas pode ser extremamente intensa.

As cefaleias em salvas são mais comuns entre a adolescência e a meia-idade, mas podem ocorrer em qualquer idade.

Opções eficazes de tratamento para cefaleia em salvas

Tipos de cefaleia em salvas

Existem dois tipos de dores de cabeça em salvas: episódica e crônica.

As cefaleias em salvas episódicas ocorrem regularmente entre uma semana e um ano, seguidas por um período sem dor de cabeça de um mês ou mais. 

As cefaleias em salvas crônicas acontecem normalmente por mais de um ano, seguidas por um período sem dor de cabeça que dura menos de um mês.

Uma pessoa que tem cefaleia em salvas episódicas pode desenvolver cefaleia em salvas crônicas, e vice-versa.

Distinguindo uma cefaleia em salvas de outros tipos de dores de cabeça

As cefaleias em salvas geralmente começam de repente. Uma pequena porcentagem de pacientes apresenta distúrbios visuais semelhantes aos da aura, como flashes de luz, antes do início das dores de cabeça.

Na maioria das vezes, as dores de cabeça começam algumas horas depois de você adormecer e costumam ser dolorosas o suficiente para acordá-lo, mas também podem começar quando você está acordado.

A dor de cabeça se torna intensa 5 a 10 minutos após o início da dor. Cada dor de cabeça dura várias horas, com a dor mais intensa durando entre 30 minutos e 2 horas.

A dor da cefaleia em salvas ocorre em um lado da cabeça, mas pode mudar de lado em alguns indivíduos, e geralmente está localizada atrás ou ao redor do olho. É descrita como uma dor constante e profunda em queimação ou perfurante. A dor pode se espalhar para a testa, têmporas, dentes, nariz, pescoço ou ombros do mesmo lado.

Outros sinais e sintomas podem ser percebidos no lado dolorido da cabeça, incluindo:

  • Pálpebra caída;
  • Pupila contraída;
  • Lacrimejamento excessivo do olho;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Inchaço sob ou ao redor de um ou ambos os olhos;
  • Nariz escorrendo ou nariz entupido;
  • Vermelhidão ou rubor facial;
  • Náusea;
  • Agitação ou inquietação.

O que causa as cefaleias em salvas?

A dor das cefaleias em salvas é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao seu cérebro e rosto. Essa dilatação aplica pressão no nervo trigêmeo, que transmite sensações do rosto para o cérebro. A razão dessa dilatação ainda é desconhecida.

Pesquisadores acreditam que anormalidades no hipotálamo, uma pequena área do cérebro que regula a temperatura corporal, pressão arterial, sono e liberação de hormônios, podem ser responsáveis pelas cefaleias em salvas.

As cefaleias em salvas também podem ser causadas por uma liberação repentina de substâncias químicas como histamina, que combate os alérgenos, ou serotonina, que regula o humor.

Como as cefaleias em salvas são diagnosticadas?

Seu médico neurologista fará perguntas sobre seus sintomas e realizará um exame físico e neurológico. Isso pode incluir uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro para descartar outras origens das dores de cabeça, como um tumor cerebral.

Tratamento para cefaleias em salvas

A cefaleia em salvas não tem cura, mas o tratamento visa aliviar a dor e reduzir a duração da crise. Utilizam-se anti-inflamatórios e uma máscara de oxigênio a 100% durante os episódios agudos. Como as crises frequentemente ocorrem durante a noite, é aconselhável que o paciente tenha um cilindro de oxigênio em casa para ser usado no momento da ocorrência e reduzir a intensidade da dor.

Cirurgia

Como último recurso, um procedimento cirúrgico pode ser utilizado para desativar o nervo trigêmeo. A cirurgia pode proporcionar alívio permanente da dor para alguns pacientes, mas efeitos colaterais graves, como dormência facial.

Viva sem limitações! Se você enfrenta cefaleia em salvas, descubra na Clínica DM Plus tratamentos personalizados que podem aliviar a dor. Nossos neurologistas possuem amplo conhecimento em relação a condições neurológicas complexas e estamos dedicados a fornecer o melhor cuidado para você e sua família. Oferecemos tratamentos como Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), Estimulação Cerebral Profunda (DBS), aplicação de Toxina Botulínica e outras técnicas avançadas. Clique aqui e agende sua consulta hoje mesmo

Leia também:

Terapia eletromagnética transcraniana: como funciona e suas vantagens

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.