Como se desenvolve a distonia?
A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações acometem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.
Pode surgir em qualquer idade, desde a infância até a velhice, e não tem cura. É possível suspeitar de distonia toda vez que vemos uma contração muscular involuntária que cause uma postura “estranha”.
Na distonia cervical, o mais comum é acontecer uma torção lateral do pescoço, semelhante a um torcicolo. Podem existir casos de torções também para a frente e para trás. Essa postura pode ser tanto fixa quanto intermitente. Quando a posição é intervalada, provoca um movimento de vai e vem com o pescoço, que pode ser interpretado como um tremor.
Existem várias classificações de distonia:
▶️ Focal: afeta uma parte do corpo, incluindo a cervical;
▶️ Segmentar: atinge duas ou mais áreas próximas do corpo;
▶️ Generalizada: afeta todo o organismo.
Embora as causas da doença não sejam claras, a distonia primária é principalmente hereditária. A secundária está associada à lesão do sistema nervoso central, provocada por traumas ou enfermidades.
O diagnóstico é feito por meio de testes laboratoriais e neurológicos, além de exames de imagem ou genéticos. E o tratamento envolve medicamentos, toxina botulínica e até cirurgia.
Dúvidas? Agende uma consulta com um dos especialistas da Clínica DM Plus.