Como saber se o Parkinson está avançado?
O Parkinson possui diversos estágios e cada um deles geram sinais e sintomas diferentes. Não é regra que a doença siga, na ordem e obrigatoriamente, os estágios a seguir:
1 – Estágio Inicial
Os sinais são leves e não prejudicam o dia a dia do paciente. Tiques e tremores num único lado do corpo e sintomas motores, como alterações na postura, problemas na marcha e perda de equilíbrio.
2 – Progressão Bilateral
Nesta fase, as alterações podem ser as mesmas do estágio inicial, porém em ambos os lados do corpo. A fala pode não ser tão clara, nem alcançar tons mais altos, o andar fica lento ou arrastado; deitar, levantar e sentar começam a se tornar difíceis devido ao comprometimento da marcha e rigidez muscular.
3 – Instabilidade Moderada
Lentidão, perda de equilíbrio e de reflexos são sintomas característicos desta etapa. Atividades como se alimentar ou até se vestir podem ficar complicadas para serem feitas sozinhas. Quedas são mais comuns.
4 – Instabilidade Grave
A partir do estágio 4, os sinais são graves e incapacitantes. Realizar atividades diárias serão impossíveis sem assistência. Costumam ocorrer mudanças de humor por causa da drástica perda de qualidade de vida.
5 – Totalmente Dependente
Andar ou permanecer em pé sozinho já não é mais uma possibilidade. O paciente com Parkinson pode ficar acamado ou depender do auxílio de cadeira de rodas.
A Clínica DM Plus é especialista em doenças neurológicas. Agende sua consulta!