Como a Estimulação Magnética Transcraniana pode aliviar dores de cabeça e dores crônicas?

Dor crônica e cefaleia podem ser condições debilitantes que, muitas vezes, requerem tratamento medicamentoso a longo prazo. No entanto, os medicamentos podem ser caros, invasivos e acarretar o risco de efeitos colaterais, incluindo dependência e tolerância.

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma alternativa não invasiva e aprovada pela FDA de neuromodulação para o tratamento de dores crônicas e dores de cabeça. Leia o texto e saiba como!

Estimulação Magnética Transcraniana

Viver com dor

Acordar, viver e dormir com dor. Esta é a rotina de pessoas que realizam atividades básicas, como respirar ou caminhar, com a presença de um desconforto intenso, frequente e até paralisante. Estima-se que a dor crônica atinja 40% dos brasileiros, sendo na maioria mulheres. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% das pessoas têm dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Desse contingente, 70% das mulheres e 50% dos homens sofrem com o mal pelo menos uma vez ao mês.

Dores de cabeça e dores crônicas

As chamadas dores de cabeça primárias, como a enxaqueca, a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas, têm tratamentos medicamentosos específicos.

Em alguns casos, em que apesar do uso de medicamentos a dor ainda incomoda a pessoa, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) pode ser utilizada como uma terapia analgésica, e diversos estudos apontaram para isso.

Da mesma maneira, dores crônicas (dores neuropáticas ou fibromialgia) podem ser aliviadas com EMT.

O que é Estimulação Magnética Transcraniana?

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), do inglês Transcranial Magnetic Stimulation (TMS), é uma técnica utilizada para estimular ou inibir as funções do cérebro, visando reduzir sintomas de distúrbios do sistema nervoso.

Essa terapia envolve a criação de pequenos campos magnéticos que conduzem correntes elétricas de alta intensidade para áreas específicas do cérebro. Essas correntes podem proporcionar alívio da dor, melhorar a marcha, a função cognitiva e tratar diversos sintomas, dependendo da condição neurológica subjacente.

Nos últimos anos, a Estimulação Magnética Transcraniana tem ganhado destaque na área da neurologia e se mostrado promissora no tratamento de várias doenças, cefaleia, dores crônicas, declínios cognitivos e até Parkinson, distonias e ataxias.

Como é feito o tratamento?

O TMS é uma técnica não invasiva, ou seja, não necessita de nenhum tipo de incisão. O paciente utiliza uma touca de tecido especial, na qual são marcadas as áreas a serem estimuladas. Em seguida, uma pequena bobina é posicionada sobre as marcações para criar os campos magnéticos e conduzir correntes elétricas que estimulam regiões específicas do cérebro.

A estimulação é indolor, e o paciente geralmente experimenta uma sensação local (estímulo) como resultado da corrente magnética emitida pela bobina. Cada sessão tem uma duração média de 15 a 20 minutos, e o paciente permanece sentado e relaxado em uma poltrona durante o procedimento. Não é necessário nenhum preparo específico. O paciente pode retornar para casa imediatamente após a sessão.

A quantidade de sessões pode variar dependendo dos sintomas tratados, sendo comum realizar sessões diárias (de 5 a 10 sessões) e, posteriormente, repetir periodicamente (mensalmente, a cada 2-3 meses, por exemplo). Essa abordagem é adaptada de acordo com a necessidade de cada paciente para alcançar os melhores resultados terapêuticos.

Importante

Seja qual for o problema tratado, é importante lembrar que essa é uma técnica complementar.

O TMS não deve substituir ou dispensar as demais terapias, como os medicamentos e a atividade física. Ele deve, na realidade, ser um aliado dos tratamentos com a intenção de potencializá-los.

De uma forma geral, o TMS é uma terapia ainda OFF-Label, em estudo em diversos centros do mundo. A nossa experiência mostra que o TMS pode realmente ser benéfico em alguns casos bem selecionados. Uma grande vantagem é que a técnica é extremamente segura e realizada no próprio consultório.

Portanto, deve ser discutido com o paciente em questão a proposta da terapia, os resultados esperados, e analisar a indicação e o alvo correto do TMS.

Na clínica DM Plus, os neurologistas têm profundo conhecimento sobre o assunto e capacidade para discutir seu caso. Contamos com Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), Estimulação Cerebral Profunda (DBS), aplicação de Toxina Botulínica e outras técnicas. Seu bem-estar é nossa prioridade! Agende aqui sua consulta!

Leia também:

Quando a dor de cabeça pode ser perigosa?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.